O dinheiro foi disponibilizado pelo Governo do Estado, através da FAPESC, em dezembro de 2011. Passados 15 meses daquela data - FINALMENTE - foram licitadas as obras para implantação do prédio central do Orion Parque.

A solenidade foi realizada na tarde deste sábado (06/04), na SDR de Lages, com a presença do Governador Raimundo Colombo, do prefeito Elizeu Mattos, dos Secretários Jurandi Agustini e Gabriel Ribeiro (os dois foram chamados à mesa pelo protocolo), do presidente da SC-Par, Paulo César da Costa, o presidente do Instituto Orion, Roberto Amaral; o presidente da Câmara, Anilton Freitas; o presidente da ACIL, Luiz Spuldaro, além de empresários, outras lideranças políticas e imprensa.

\"\"

O presidente do Instituto Órion, Roberto Amaral, foi o primeiro a se pronunciar. Fez um pequeno histórico dos parques tecnológicos pelo mundo afora. E informou que o primeiro deles foi criado na década de 60, em Stanford (Estados Unidos). \"Um grande empresário daquela região teve um filho que morreu vítima de uma doença grave e incurável para a época. Então, ele chamou um grupo de pesquisadores e criou um centro para que realizasse uma série de pesquisas para combater aquela e outras doenças\", explicou Amaral. \"A partir daquele, nasceram e se espalharam pelo mundo diversos outros parques científicos e também tecnológicos. Hoje temos mais de 400 desses parques pelo mundo afora. E Lages orgulha-se muito de sediar, a partir do Orion Parque, um deles\", destacou.

Amaral lembrou que a criação do Orion Parque em Lages iniciou na ACIL, quando ele estava no comando da entidade, através do Núcleo de Tecnologia da Informação (TI). \"Foram vários anos, inúmeras reuniões e muito trabalho, que envolveu muitas pessoas, governos e instituições. Junto com o Orion, nosso grande desafio agora é desenvolver outro centro de pesquisas e de desenvolvimento, desta vez de Biotecnologia. E isso está acontecendo no CAV, onde temos em torno de 100 doutores. São pessoas do mais alto preparo e qualificação. E infelizmente, até agora, não temos empresa alguma na cidade na biotecnologia. Vamos colocar essas mentes brilhantes para funcionar e fazer com que isso gere negócios e dinheiro\", destacou.

\"\"

O prefeito Elizeu Mattos agradeceu os recursos repassados pelo Governo do Estado para esta importante obra. E disse que sua administração, em pouco mais de três meses, se empenhou muito para que os entraves das questões burocráticas fossesm superadas e a licitação da obra fosse possível. \"Fizemos questão de realizar este ano aqui na SDR de Lages. Foi para agradecer e prestigiar o Governo do Estado, que nos brindou há tanto tempo com os recursos e que tomou a decisão de implantar um deses parques em Lages. Tenho certeza que esse empreendimento trará desenvolvimento e gerará muitos empregos de qualidade em nossa cidade\". enfatizou. Elizeu fez um desafio. Ele quer que a Ordem de Serviço para a obra seja assinada na abertura da 25a. Festa Nacional do Pinhão, no dia 24 de maio.

\"\"

O Governador Colombo, por sua vez, falou que o Parque Orion virá qualificar as oportunidades a serem geradas em Lages. \"Estaremos desenvolvendo aqui tecnologia, gerando empregos de alto valor agregado, atraindo novos negócios e empresas, enfim, alavancando um setor no qual ainda somos incipientes\", explicou. Colombo também falou do Pacto por Santa Catarina, que vai investir nos próximos dois anos um montante de R$ 9,4 bilhões nas várias regiões catarinenses. \"Aqui na região temos muitas obras já licitadas ou a serem licitadas e em andamento. Embora a gente queira, a burocracia muitas vezes impede que façamos as coisas com maior velocidade. Essa é minha grande angùstia. Mas o Orion Parque em breve será uma realidade. E devemos agradecer a todos os que contribuíram e ajudaram com isso\", finalizou.

\"\"

A pequena Isadora, neta do Calça Larga, fazendo a cobertura fotográfica do evento. Ela foi a sensação do evento.

 

Texto e Fotos: Loreno Siega - Revista Visão