A ação da Secretaria da Saúde, alusiva ao Dia da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde, comemorados em 6 e 7 de abril, respectivamente, mobilizou a população em atividades físicas e orientações sobre a prevenção da hipertensão arterial, na praça Joca Neves, durante a tarde desta segunda-feira (8).

Quem passou pela praça nesta tarde pôde verificar a pressão arterial e receber orientações para se prevenir da doença que afeta pessoas acima dos 35 anos. “A prevenção sobre a hipertensão foi a bandeira que a Organização Mundial da Saúde levantou neste ano para combater, através dos cuidados básicos no cotidiano, doença esta que acomete cada vez mais pessoas”, explicou a coordenadora do programa Hiperdia, Márcia de Oliveira.

De acordo com dados do Hiperdia, mais de quatro mil pessoas, em Lages, estão acometidas pela doença e a prevenção, segundo ela, começa pela alimentação. “É muito importante a pessoa ter uma alimentação mais saudável, com ingestão de menos gordura e principalmente moderar na quantidade de sal, sendo este o maior fator para desencadear a doença”, afirmou.