Visando o crescimento do setor industrial, bem como despertar o interesse em empresários de investir na região, o vereador Gerson dos Santos solicitou  ao Executivo, por meio da moção legislativa 016/13, um diagnóstico econômico de Lages. O objetivo é determinar a vocação econômica da cidade.

Com um mercado econômico cada dia mais competitivo, se faz necessário, segundo o vereador, oferecer dados sobre o desempenho econômico da cidade e quais resultados trarão aos empresários. “A falta de um estudo aprofundado daquilo que, de fato, o município pode oferecer para atrair o interesse de novas empresas é, sem dúvida, um fator relevante que causa desinteresse por parte de investidores”, defende o proponente.

Desta maneira, o legislador propõe ao Executivo que sejam feitas parcerias com instituições locais e outras de fora  para que se faça um levantamento minucioso da vocação econômica da cidade, principalmente sobre o nível de qualificação da mão de obra, quais setores dispõem de maior carência e quais têm maior oferta. Além disso, o tipo de matéria-prima que o município disponibiliza em abundância e que produtos podem ser oferecidos com diferencial de quantidade e qualidade. Por fim, Gerson propõe que se destaquem quais setores o município é potencialmente forte, mas que ainda carecem de investimentos para expandir.

Flávia Mota - Assess. de Imprensa da Câmara de Lages