O Partido dos Trabalhadores (PT) realiza nesta  sexta-feira (19/04) em Lages o Seminário Estadual: Modo Petista de Governar e Legislar,  onde reunirá prefeitos, vices e vereadores eleitos pelo partido no pleito de 2012. O encontro será aberto pelo presidente nacional do PT,  Rui Falcão,  que fará uma análise da conjuntura internacional e nacional.

O objetivo do encontro é preparar o PT de Santa Catarina para as eleições de 2014. Para isso, a Direção Estadual partidária estabeleceu uma série de atividades para o primeiro semestre de 2013. Estão inseridas neste calendário as reuniões nas 33 microrregiões, a realização de um Encontro Estadual Extraordinário e o Encontro de Prefeitos, Vices e Vereadores desta sexta-feira.

Para o prefeito de Brusque Paulo Eccel, coordenador do Fórum Estadual de Prefeitos do PT/SC, a responsabilidade dos gestores petistas é redobrada, por isso a necessidade de qualificar ainda mais a gestão e os espaços ocupados pelo partido. “Unidas, as cidades catarinenses por nós administradas, vão contribuir com a consolidação das estratégias do PT no Estado e fortalecer as políticas sociais do Governo Federal”, afirmou Eccel.

O presidente estadual do PT, José Fritsh destacou a importância da realização de eventos como este já que Santa Catarina é um dos estados no qual o PT mais tem crescido. “Não temos como fazer governos e mandatos sem aprender com os erros e os acertos dos outros. Toda cópia gera um novo modelo, e esse encontro permite que os erros e acertos sejam analisados e aplicados da maneira mais adequada possível nos municípios”, analisou o presidente.

O número de prefeituras que estão sendo governadas pela sigla passou de 34 para 47. Cresceu também a representatividade nas Câmaras de Vereadores, que passou de 237 cadeiras nos legislativos municipais para 315. O evento reunirá também assessores ligados às áreas de gestão participativa, comunicação e captação de recursos que participarão de oficinas no período da tarde.

O Seminário acontecerá a partir das 9 horas,  no auditório do Centro Universitário FACVEST,  na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 947 no Bairro Santa Maria em Lages. Os presidentes do PT Nacional Rui Falcão e Estadual José Fritsch receberão a imprensa para uma entrevista coletiva às 9 horas de sexta-feira no local do seminário.

A Ministra das Relações Institucionais da Presidência, catarinense Ideli Salvatti, também deverá participar do encontro. Mas sua chegada deverá acontecer mais tarde, ao longo do dia.

 Assessoria de Imprensa do PT de SC