“Nossa intenção é iniciar a construção da fábrica em 2014, e em meados de 2015, a produção das aeronaves”. A informação foi repassada ao prefeito Elizeu Mattos pelo diretor corporativo da Novaer Craft, Flávio Armani, na manhã deste sábado (20), na prefeitura de Lages. Acompanhado pelo secretário da SC-Parcerias, Paulo César da Costa (Costinha), Armani ratificou o compromisso da empresa em se instalar em Lages, processo irreversível, segundo ele.

No diálogo com o prefeito, o diretor da Novaer explicou que a produção anual será de 120 aeronaves voltadas para a aviação civil, principalmente para abastecer os mercados dos Estados Unidos, mexicano e brasileiro. “São aeronaves de pequeno porte, para até quatro passageiros, e que atendem as demandas atuais da aviação civil mundial”, enfatizou Armani, lembrando que o modelo a ser fabricado em Lages também poderá ser utilizado para fins militares, em treinamento de pilotos.

Segundo o presidente da SC-Parcerias, poucos centros no mundo produzem avião e Lages está sendo privilegiada com a vinda da fábrica, que será a terceira da Novaer; as outras duas estão localizadas em São José dos Campos (SP) e Itajubá (MG). Armani explicou que a opção por Lages levou em consideração uma série de fatores, entre os quais, o espaço aéreo local ser pouco movimentado e a importância de não se concentrar na região outro empreendimentos do gênero. “Até por uma questão de segurança é importante descentralizar a instalação deste tipo de empresa”, ressaltou o diretor.

 

Informações Secretaria de Comunicação Prefeitura de Lages