A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe A (H1N1) e a gripe sazonal (comum, influenza B) começou no dia 15 de abril e vai até esta  sexta-feira (26/04). Até agora,  23 mil pessoas foram vacinadas em Lages, mas a meta é aplicar até 32 mil doses da vacina. O movimento na Vigilância Epidemiológica e nas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município foi intenso durante todos os dias da campanha, mas quem ainda não recebeu a dose tem apenas dois dias para se proteger.

De acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica, Márcia Spindola, os atendimentos estão dentro do esperado. “Estamos caminhando para cumprir a meta”, afirma. Mesmo com a boa adesão, há muita gente para receber a vacina e Márcia lembra que o ideal é se antecipar. “A equipe da Secretaria da Saúde faz um apelo à população para que não deixe para a última hora, pois a procura tem sido grande nos últimos dias e a tendência é aumentar ainda mais na reta final da campanha”, relata.

Quem se encaixa nos grupos de risco precisa se dirigir a uma Unidade de Saúde das 8h às 12h e das 13h às 17h. O atendimento na Vigilância Epidemiológica é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Encaixam-se nos grupos de risco crianças de 6 meses a 2 anos de idade; mulheres até 45 dias após o parto; gestantes; pessoas com mais de 60 anos; portadoras de doenças crônicas comprovada, com deficiência imunológica; pessoas privadas de liberdade (presidiários) e profissionais da saúde que mantém contato direto com estes pacientes.

Assess. de Comunic. Social da PML - Foto: Aline Tives