O presidente da Valec, Josias Cavalcante, recebeu na manhã desta quinta-feira (25/04)  o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e seu corpo técnico para uma reunião sobre o Corredor Ferroviário que vai ligar os municípios catarinenses de Itajaí a Dionísio Cerqueira, conhecido como Ferrovia da Integração. Colombo pediu agilidade no início das obras e Cavalcante garantiu que o edital para contratação de empresa com a finalidade de efetuar os primeiros estudos será lançado no dia 06 de maio.

O Corredor Ferroviário terá cerca de 860 quilômetros. Após a fase inicial dos estudos de viabilidade técnica e ambiental, o presidente da estatal se comprometeu a promover uma audiência pública para ouvir os anseios da população local. “Vamos tentar conciliar o interesse dos produtores da região com as possibilidades técnicas e econômicas”, disse Cavalcante, ressaltando que é essencial para a Valec que o empreendimento atenda da melhor forma o Estado de Santa Catarina.

Ainda não está definido se a Valec vai licitar para construir a ferrovia ou se a licitação será destinada à contratação de empresa concessionária para promover a obra, seguindo o novo modelo de exploração ferroviária, no qual a Valec não constrói diretamente, mas compra toda a capacidade de carga da ferrovia para revendê-la aos interessados.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Valec

ADENDO DO BLOG: Hoje à tarde, a partir das 13h30min., no auditório da UnC, em Curitibanos, realiza-se importante Audiência Pública sobre a construção desta ferrovia.