A Secretaria de Turismo, em parceria com o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Lages, estará treinando 30 jovens pré-selecionados para trabalharem como orientadores ao turista durante a 25ª Festa Nacional do Pinhão, que acontece de 24 de maio a 2 de junho no parque de exposições Conta Dinheiro. Será neste sábado (11) na sede do sindicato, durante todo o dia. Entre os jovens, 15 foram indicados pela Sociedade de Apoio ao Menor Trabalhador (Samt), e a outra metade faz parte do programa ProJovem Urbano.

Dos 30, serão selecionados 20 para trabalhar no evento. Segundo a gerente da secretaria de Turismo, Ana Vieira, a iniciativa é pioneira na região e faz parte do programa Turismo Mais. “Eles serão treinados para prestar todo apoio e informações que o turista e o lageano necessitarem, desde transporte até instruções sobre as atrações da festa”, explica. “O treinamento consistirá em falar da estrutura, seu funcionamento, a história do município, do evento, as novidades desta edição e o impacto que a festa gera na economia local”, aponta.

Durante o treinamento a equipe conhecerá a estrutura do parque de exposições, de forma que possam interagir melhor com o turista e o visitante. “A ideia é fomentar os orientadores à prática, de maneira que possam entender como funcionará o serviço. Este é o pontapé inicial. Poderemos utilizar esse sistema em outros eventos como o Fashion Hair e as festividades natalinas.”, explica Ana.

Além desta ação, a secretaria está trabalhando com o sistema de transporte alternativo. “Montaremos uma estrutura no parque de exposições Conta Dinheiro para atender não só ao turista, mas também o lageano, que ele é o primeiro beneficiado em cada ação realizada no município para o fomento do turismo”, disse a gerente da secretaria de Turismo, Ana Vieira.

 

Informações Secretaria de Comunicação prefeitura de Lages