A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa  responsável pelo projeto-executivo da Ferrovia da Integração que ligará o porto de Itajaí a Chapecó,  vai levar em consideração  o projeto que trata do traçado original da ferrovia. Sendo assim, há uma grande possibilidade do traçado ferroviário passar entre Ponte Alta e Curitibanos.

Foi o que informou o presidente da Valec, Josias Cavalcanti Júnior,  aos presidentes e representantes de 12 associações de municípios de Santa Catarina se participaram de reunião, na manhã desta quarta-feira,  em Brasília. Liderados pelo deputado federal presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, Pedro Uczai, os prefeitos insistiram no respeito ao primeiro traçado da ferrovia.

O presidente da Amures,  prefeito de Campo Belo do Sul, Edilson José de Souza,  acompanhou a reunião e externou a preocupação dos prefeitos dos 18 municípios da Serra Catarinense com o traçado da ferrovia. “Sem logística não há como desenvolver a região mais deprimida economicamente de Santa Catarina. Este é o motivo porque viemos a Brasília”, declarou.

Sobre o edital que definirá a empresa que vai elaborar o projeto da Ferrovia da Integração, que deveria ter sido publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira desta semana, Josias Cavalcanti Júnior informou que ocorreram problemas técnicas, mas que na sexta-feira (10)  será autorizado em Chapecó licitar o projeto de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e o projeto básico das obras.

 

A solenidade será realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acic), às 16 horas e já tem confirmada a presença da ministra das Relações Institucionais,  Ideli Salvatti, do presidente da Valec e do governador Raimundo Colombo. Mais de 400 pessoas devem lotar o auditório da Acic em Chapecó.

Ainda durante a reunião em Brasília, o diretor de Planejamento da Valec, Jair Galvão disse que o traçado da Ferrovia da Integração é tão viável, que serão realizados juntos, o estudo ambiental e econômico com o projeto básico. A deputada federal Carmen Zanotto acompanhou os prefeitos na reunião e também confirmou presença na assinatura do edital sexta-feira.

Onéris Lopes - Asses. de Imprensa da Amures