Mais 13 grupos serão inseridos ao Projeto Ciranda no mês de junho deste ano. São grupos de mulheres já organizadas e residentes nos bairros Itapuã, Vila Comboni, Vila Mariza, Gralha Azul, Guadalajara, Popular, São Luiz, Bom Jesus, Caravágio, Brusque, Frei Rogério, São Sebastião, Tributo, Várzea e Copacabana, e nos loteamentos Nadir, Cristal e Morada do Sol. É desenvolvido através da Diretoria de Inclusão Produtiva da Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Lages e tem como objetivo integrar a comunidade por meio de cursos de artesanato.

Iniciado em janeiro deste ano, o projeto já está funcionando em 20 bairros, devendo passar para 33 em maio, logo que termine a Festa Nacional do Pinhão, sendo que até junho atingirá o número de 40 bairros e loteamentos. “Nossa meta é de que o Ciranda seja levado para todos os bairros e loteamentos até o final do ano”, explica a diretoria de Inclusão Produtiva, Rosa Abou Hatem.

A ideia é reunir as mulheres em torno de objetivos comuns, compreendendo as atividades produtivas (artesanato) e palestras multidisciplinares com temas educacionais, voltados para o dia a dia das pessoas, ao relacionamento conjugal e familiar, por exemplo. As aulas ocorrem uma vez por semana no período de três horas. Cada monitora é responsável por cinco grupos de trabalho. A primeira-dama do município, Cristiane Garcez, faz parte da equipe coordenadora do Ciranda, participando das reuniões preparatórias e das atividades educacionais, recreativas e interativas.

\"\"


Cursos ministrados

Os cursos são variados, entre eles o de patchwork, biscuit, tricô, pintura em tecido, costura industrial e artesanato em geral (fuxico, bando, trilhos de mesa, peças em fita tuza). O incentivo às cursistas não se limita apenas à fase de aprendizado, mas sobretudo durante o processo produtivo, com incentivo e promoção de feiras e postos de venda de artesanato, entre eles a Casa do Artesão, no pátio da Fundação Cultural de Lages. As peças produzidas também serão vendidas no Pavilhão Artesanato durante os dez dias da Festa do Pinhão, de 24 de maio a 2 de junho.

 

Informações Secretaria de Comunicação Prefeitura de Lages