Na sexta-feira, 17/05, a SDR Lages reuniu o Conselho de Desenvolvimento Regional em Cerro Negro. O encontro foi pautado pelo debate e aprovação de projetos já cadastrados no Sistema Integral de Planejamento e Gestão Fiscal (Sigef). O portal online foi criado pelo Governo do Estado para dar mais transparência aos convênios e subvenções.

Para cadastrar um projeto, é necessário apresentar todas as documentações exigidas pela legislação. Depois disso é que a proposta vai à votação. “Antes, o Conselho aprovava projetos sem saber se a liberação dos recursos era viável. E  muitos pleitos batiam na trave. Com o novo sistema implantado pelo Governo, somente projetos regularizados entram em votação”, explicou  o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro.

A prefeitura de Lages pediu autorização para aplicar parte dos recursos destinados a revitalização da avenida Santa Catarina no asfaltamento da rua Cirilo Vieira Ramos. De acordo com o prefeito Elizeu Mattos, o anel que seria construído na “curva da morte” foi tirado do projeto, o que possibilitará a destinação de R$ 1 milhão para as obras na Cirilo Vieira Ramos. O Conselho aprovou o pedido.

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lages e Correia Pinto solicitaram ônibus adaptados. E  produtores rurais pediram o enquadramento no Fundo de Desenvolvimento Rural para a compra de matrizes da raça Jersey. Esses projetos também foram aprovados.

Fábio Ramos - Assess. de Imprensa da SDR de Lages