Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, várias escolas municipais realizaram atividades com os alunos, relacionadas aos  projetos de Educação Ambiental, que contempla toda a rede de ensino. Mas na maioria das unidades a conscientização ocorre durante o ano todo. Os estudantes estão acostumados com a rotina de juntar garrafas pet, papel, papelão e outros materiais recicláveis, além de atuarem na horta e no  jardim da instituição.

\"\"

A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Leonina Rodrigues da Costa, no bairro Vila Comboni, conta com sete projetos ambientais. O  Colheita Feliz trata da organização e construção de uma horta escolar. O  plantio das hortaliças e a manutenção é por conta dos próprios alunos. A  compostagem, conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, é realizada diretamente no canteiro  e utiliza os restos da merenda escolar.

 Outro projeto de jardinagem possibilitou a confecção de uma floreira  suspensa, feita com pneus reciclados e coloridos e outra no chão, na  frente da Emeb. “Aproveitamos o espaço de forma criativa, embelezamos a  escola e ensinamos valores de preservação ambiental aos alunos”, destaca  a diretora Andrea Aparecida Mendes.

Escola e bairro mais coloridos

 
No projeto minipomar foi plantado, no pátio e arredores, árvores frutíferas, como araçá amarelo, aroeira vermelha, pitanga, ipê amarelo da serra, uvaia e cerejeira, doados pelo Centro Vianei. Cada árvore recebeu um pneu. O minipomar deixou o espaço e o bairro mais coloridos. “Os moradores gostaram tanto da ideia que, na rua de acesso, colocaram cerca de 80 pneus coloridos com árvores”, conta a diretora Andrea  Aparecida Mendes.

\"\"

 A reciclagem é um dos pontos fortes na escola. Todos os alunos são  envolvidos nesse trabalho de conscientização. O projeto Quem Recicla se  Diverte tem como objetivo aproveitar os materiais recicláveis para  confeccionar brinquedos para as crianças. Tudo é coletado em casa e  levado para a escola pelos alunos. Durante o mês do meio ambiente está  sendo trabalhado em sala de aula a temática “flora”. Cada turma está  desenvolvendo seus trabalhos, que serão apresentados durante uma mostra,  no dia 21 de junho. “O berçário fala sobre as árvores frutíferas, o  maternal I sobre cactos, o maternal II sobre a araucária e o pré encerra  com trabalhos sobre a flora”, conta Andrea.

Assess. de Comunic. Social da PML - Fotos: Sandro Scheuermann