A Serra Catarinense será palco de um dos maiores circuitos de música do país. Durante sete dias (14 a 20 de julho de 2013), a cidade de Lages entra na rota musical dos festivais internacionais e receberá grandes nomes da música clássica do Brasil e do mundo no Festival Internacional Música na Serra.

Sob a direção artística do maestro Jean Reis, o evento, que é realizado pelo Ministério da Cultura, organizado pelo Instituto José Paschoal Baggio com apoio do Correio Lageano e Fundação Cultural de Lages e patrocinado pelas lojas Havan, proporcionará música de excelente qualidade aos serranos em concertos gratuitos realizados em diferentes pontos da cidade de Lages.

Na programação do festival, cursos Master Classes ministrados por renomados músicos nacionais e internacionais incluem, além do aprendizado, apresentações diurnas em diferentes locais da cidade com concertos sociais e acadêmicos, orientados pelos músicos Dr. Alejandro Drago (ARG/EUA), Dr. Cármelo de Los Santos (BRA/EUA), Jean Reis (BRA/EUA), Luis Alberto Mascaro (BRA/EUA), Marcos Machado (BRA/EUA), Dr. Ney Fialkow (POA, BRA), Renato Bandel (SP, BRA) e Dr. Viktor Uzur (YUG/EUA).

Os concertos sociais tem o intuito de levar a música clássica aos mais diversos públicos e serão realizados de 15 a 20 de julho, proporcionando música de qualidade ao acesso de todos. Em todas as noites, haverá um grande concerto no Teatro Municipal Marajoara para a comunidade. Todos abertos ao público a partir das 20 horas, com variadas apresentações de artistas como o violinista Alejandro Drago, Quinteto Versatilis, entre outros grandes nomes da música nacional e internacional.

O evento na Serra Catarinense faz parte de um circuito nacional que se iniciou em São Paulo, onde entre os dias 30 de junho a 6 de julho aconteceu o Festival Internacional de Música Centro Universitário Adventista (MUNASP). Entre 07 e 13 de julho a maratona musical segue para o nordeste, onde acontece o Festival Internacional Música em Maranguape (FIMMA), no interior de Pernambuco. Posteriormente o circuito vem para o sul do país, com o festival em Lages. O encerramento será na cidade gaúcha de Bagé, entre os dias 21 e 26 de julho, no Festival Internacional Música no Pampa (FIMP).

A realização do Festival Internacional Música na Serra insere Lages no cenário dos grandes festivais musicais. Um importante acontecimento que agrega conhecimento e fortalece a cultura da região, que passa a ser, com esse grande evento, referência em música clássica no Estado de Santa Catarina e isso é motivo de grande orgulho para toda a Serra Catarinense.

 

Informações Efraim Queller  / Assessor de Marketing CL