O Governador de SC, Raimundo Colombo, e o prefeito de Lages, Elizeu Mattos, eram só sorrisos no final da manhã de hoje. Motivos para isso eles tinham de sobra. Afinal, a Ambev, maior arrecadadora de impostos da Serra Catarinense e uma das maiores de Santa Catarina (com geração  de ICMS na faixa de R$ 50 milhões por mês), vai ficar ainda maior em Lages.

\"\"

 

Em evento  realizado na Associação dos funcionários da Companhia, próximo à fábrica, foi assinado o protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a empresa para a ampliação da unidade de Lages. Ao todo, serão investidos pela Ambev R$ 140 milhões, até o final do ano de 2014, o que representará em torno de 20% a mais na produção da unidade. Os investimentos serão para a implantação de uma quinta linha de produção na unidade, desta vez para cervejas em embalagens especiais retornáveis de 300 ml (um produto novo no mercado). Com os novos investimentos, serão gerados de 100 a 130 novos empregos diretos (atualmente a empresa tem em torno de 500 colaboradores diretos na unidade).

\"\"

AUTORIDADES

O evento reuniu grande número de autoridades e lideranças. Entre as quais estavam o Governador Raimundo Colombo, o prefeito Elizeu Mattos, o Secretário Regional Gabriel Ribeiro, o presidente da SC-Par, Paulo Cesar da Costa, a deputada federal Carmen Zanotto, o presidente da Câmara de Vereadores, Anilton Freitas, vários empresários e secretários municipais, além dos executivos da AMBEV:  André Stolf (Diretor Regional Sul da Companhia), o vice-presidente financeiro e de relações com investidores (Nelson Jamel), vice-presidente de logística (Vinícius Barbosa), Valdecir Duarte (gerente fabril da unidade de Lages), entre outros.

O Vice-Presidente de Logística da Ambev, Vinícius Barbosa, disse que a unidade de Lages é uma das mais importantes da companhia no Brasil e nas Américas. \"Lages sempre foi uma referência para a Companhia desde a criação da empresa, há 20 anos. A unidade é vanguarda em tecnologia e inovação, em produção e também em qualidade de sua mão-de-obra e produtos\", destacou. \"Por isso, essa ampliação. Se a unidade já era referência, vai ficar melhor ainda\", acrescentou.

\"\"

AGRADECIMENTOS

O prefeito Elizeu Mattos, extremamente feliz e agradecido pela nova aposta da Ambev em Lages, foi tácito: \"Hoje nós estamos aqui muito contentes com essa notícia. Serão mais lageanos e serranos trabalhando na empresa, haverá maior produção e principalmente, mais impostos para Santa Catarina e para Lages. Se ao invés de ampliar, a Ambev anunciasse que fecharia as portas, nós também teríamos de fechar as portas da Prefeitura imediatamente. Isso devido a tamanha importância da arrecadação desta empresa em tributos para a cidade\", disse. \"Mas a empresa não está fechando. Está ampliando, acreditando mais na nossa terra e na nossa gente. Por isso, só podemos agradecer e nos alegrar\", destacou. \"Se a Ambev produzia até agora 120 carretas por dia em cervejas, agora vai produzir 150. E isso também vai refletir nos tributos\", exemplificou o prefeito.

\"\"

O Governador Raimundo Colombo lembrou do período em que era prefeito, há 20 anos, quando trouxe a unidade para a cidade. \"Enfrentamos muita burocracia e dificuldades, como acontece hoje quando se fala em qualquer novo projeto e investimento que envolva os órgãos públicos\", disse. \"Mas com muito trabalho e determinação vencemos aqueles obstáculos. E o mesmo estamos e vamos fazer agora. Essa empresa é de importância singular para Lages e para Santa Catarina, uma das maiores cervejarias das Américas. E nós só temos de agradecer a direção da empresa que novamente acreditou em Lages e em Santa Catarina\", destacou.

 

COMEMORAÇÃO

\"\"

No final da solenidade, para marcar o evento, as autoridades brindaram com cerveja Brahma sem álcool, um novo produto da Ambev, que também será fabricada em Lages.

Loreno Siega - Revista Visão