Na Sessão de ontem (06/08), na Câmara de Vereadores de Lages, o vereador João Alberto Duarte, falou no horário de seu partido (PSD), sobre o livro “A Sangrenta Guerra do Contestado” escrito pelo renomado  jornalista e escritor lageano Paulo Ramos Derengoski.

Paulo é referência de literatura em SC, e escreveu essa obra para que os catarinenses conheçam um pouco da maior revolta social das Américas, em um enredo de luta pela terra e a colonização predatória.

Derengoski conta a história dos catarinenses e brasileiros com a mesma criatividade e vivacidade de um romance. Ele escreve sobre as inúmeras batalhas desenvolvidas e como consequência 10 mil mortos, acontecendo em pelo menos 12 municípios catarinenses.

O Contestado não foi apenas um episódio social, mas também envolveram questões fiscais, provincianas, reações monarquistas, ausência de tradição religiosa, desemprego, grilagem de terras, ignorância e miséria. “Esses elementos primordiais da natureza brasileira estavam presentes nessa rebelião e que foi perfeitamente escrita e representada pelo seu autor”, salienta vereador.

O livro traz em seu prefácio o Governador Raimundo Colombo. “O Governador escreveu que a saga do contestado poderia muito bem ser comparada com a Guerra de Canudos, mas a grande diferença foi que a Saga do Contestado envolveu várias cidades de SC e principalmente vários combates. Frisou ainda que, até aviões vindos da Itália foram usados no combate”.

Uma grande pesquisa e com muita paciência o jornalista, concluiu sua obra. “Uma obra que deve ser lida por todos, inclusive fazer parte das escolas municipais e estaduais, sendo lida e debatida, para um melhor entendimento da nossa história“ finaliza o vereador.

Derengoski estará hoje (07/08) no 1° Fórum de Desenvolvimento e Inovação de SC, que acontecerá no Centro Serra em Lages, da 13h às 17h divulgando seu livro e também autografando sua obra.

 

Cristiane Menegon - Asses. de Imprensa