A equipe Lages Xadrez Clube/FME conquistou quatro medalhas logo no primeiro dia de competição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), os chamados Jogos da Juventude, em Caçador, no Meio-Oeste.  A competição, reunindo os melhores jogadores do Estado, aconteceu domingo (1), no Clube das Bochas, pelo sistema de xadrez relâmpago (dez minutos cada partida) individual. Dos quatro lugares no pódio, dois foram ouro, com Leonardo Fernandes Borges e Felipe Garcia da Luz (ambos do Cedup) e duas pratas, com Jonatan Machado e Pedro Morais (ambos da Escola Municipal de Educação Básica Ondina Neves Bleyer).

Com o resultado, Lages foi a equipe que mais esteve no pódio no masculino, com quatro dos seis representantes (Yan Henrique Cordeiro, 11 anos, e Leonardo Abreu Ozório, 16, conquistaram colocações intermediárias). Para Leonardo Borges, 15 anos, conquistar uma medalha de ouro na competição mais importante de Santa Catarina até 17 anos é uma felicidade, mesmo que seja a sexta vez (em 2012 obteve quatro, duas de ouro e duas de prata, e em 2011 uma de ouro). “Minha cidade merece estar como a melhor do Estado e vou em busca de mais premiações”, declarou.

Ontem mesmo ele iniciou as disputas do xadrez pensado (quatro horas de partida), com vitória sobre Seara (o masculino venceu Seara por 3,5 x 0,5 e o feminino perdeu para Fraiburgo por 3,5 x 0,5). Na segunda rodada, o masculino enfrenta Chapecó e o feminino, Florianópolis. A programação do xadrez pensado vai até quarta-feira. Na quinta acontece o xadrez rápido (partidas de 32 minutos), encerrando a modalidade na Olesc. A equipe Lages Xadrez Clube/FME quer superar a marca de 2012 quando conquistou, ao todo, 12 medalhas, sendo cinco de ouro.

 

Informações secretaria de Comunicação Prefeitura de Lages