Representantes da Fundação Cultural de Lages (FCL), Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo participaram nesta quarta-feira (4/09) de uma reunião com representantes dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Barbicacho Colorado e Planalto Lageano, juntamente com outros segmentos da cultura lageana, para discutir a organização das comemorações da Semana Farroupilha, que ocorrerá no dia 20 de setembro.

Com o tema “Lages, Terra Farrapa”, irá homenagear os heróis e os lageanos que aderiram à Guerra dos Farrapos. O tradicionalista Mario Arruda ressalta que Lages chegou a proclamar a “República Lageana”, inclusive com aprovação pela Câmara de Vereadores, no dia 11 de março de 1839. “Nós temos dois grandes heróis lageanos farroupilhas, o tenente Antônio Inácio Oliveira Filho, que morreu no combate de Santa Vitória, e Serafim de Moura, que foi para Laguna, com cem homens. Lages tem esses heróis na sua história, e nós precisamos valorizá-los”, informa.

 

A programação prevê desfile de cavalarianos com o translado da Chama Crioula, da localidade do Capão dos Farrapos (Coxilha Rica) até a praça João Costa; mateada; shows nativistas; feira de artesanato e apresentações artísticas  dos CTGs no calçadão. O diretor de Patrimônio da FCL, Felipe Xafranski, que representou o prefeito Elizeu Mattos na reunião, entende a importância desse evento para a cultura local e afirma que é preciso valorizar atividades afins o ano todo.

 

Asses. de Comunic. Social da PML - Foto: Toninho Vieira