O Jornal Nacional da Rede Globo está produzindo uma série de matérias sobre fornecimento de água tratada e serviço de esgotamento sanitário no Brasil. E na última terça-feira exibiu em rede nacional a situação nas várias regiões brasileiras e estados sobre o assunto.

Para nosso espanto - e teu também, amigo leitor - Santa Catarina é um dos estados com os piores índices de saneamento básico do Brasil. Enquanto a média nacional com esgoto é de 55%, a Região Sul do país só tem 36% do seu esgoto tratado. E Santa Catarina amarga o pior índice. Tem apenas 17,7% de todo o seu esgoto tratado. A poderosa e grande Blumenau, por exemplo, só tem 5% de seu esgoto tratado (estão em obras para aumentar para 30%).

Isso que Santa Catarina tem os menores índices de analfabetismo, os melhores índices de empregabilidade e é um dos estados mais importantes do ponto de vista do turismo e da geração de empregos.

Então, senhores governantes, está na hora de acabar de fazer politicagem e colocar a mão na massa. Lages, tão debilitada em outros setores, já tem 40% de seu esgoto tratado. Terá 60% em breve, quando a região do bairro Araucária tiver as obras de R$ 24 milhões concluídas (Governo Federal).

Loreno Siega - Revista Visão