O jornalista camponovense Marcelo Lara lançará no próximo dia 18 seu primeiro livro intitulado "Entre personagens e paisagens: uma experiência de telejornalismo pelo Brasil Rural". A organização está a cargo da Fundação Cultural Camponovense. No livro Marcelo dá visibilidade a personagens do Brasil rural. A obra de 150 páginas vai ser lançada a partir das 19h30, no auditório da Fundação. 

O livro deve ser lançado ainda em Concórdia no dia 17 e na Universidade de São Paulo (USP) de Pirassununga, no dia 21 de outubro. O livro "Entre personagens e paisagens: uma experiência de telejornalismo pelo Brasil Rural" apresenta perfis de 24 personagens do Brasil rural, em recortes da história de brasileiros, que marcam sua trajetória de vida pela criatividade. 

A obra apresenta histórias que vão do Oiapoque ao Chuí, como 'Os filhos do Nordeste e Os Mistérios da Ilha de Marajó', que aliam uma linguagem do telejornalismo em diálogo com a literatura, registrando a experiência de um projeto inicialmente formatado para a televisão.    

"Tem personagens de todos os cantos do país, uma viagem por paisagens e personagens deste Brasil rural que poucos conhecem e que, registrei durante um dos projetos realizados para a televisão. Tive a grata satisfação de acompanhar o trabalho do ex-ministro Roberto Rodrigues, que fez a gentileza de fazer o prefácio do livro, ele que conhece muito bem o nosso trabalho. Fiquei muito feliz com a participação dele", diz Marcelo Lara. 

O jornalista está no Canal Rural desde a sua criação em novembro de 1996. Em 2005 e 2006, participou do projeto "Repórter Mitsubishi", fazendo reportagens em 20 estados para mostrar o Brasil rural, chegando até o Oiapoque, viagem esta que deu suporte para o livro que está lançando. 

Origem

Marcelo Lara é catarinense. Nasceu em Campos Novos e é jornalista formado pela Universidade de Uberaba (Uniube). Recebeu o prêmio CNA em Brasília (2002) e  Massey Fergunson de Jornalismo em (2003), com o tema "O poder da Agricultura Familiar no Oeste Catarinense" e Prêmio Embrapa de Jornalismo (2005).

Começou a carreira no Grupo RBS, em 1992 em Erechim (RS). Em Santa Catarina depois de passar por várias editorias, especializou-se em agronegócio, com várias matérias sobre mercado para o programa "Globo Rural". 

A experiência internacional veio com reportagens e projetos especiais no Canadá, Estados Unidos, França e Bolívia. Atualmente, trabalha na sucursal do Canal Rural em Uberaba (MG) e ministra palestras com temas variados, destacando "Mundo Rural, Visão Urbana, o Desafio de Produzir Alimentos".


Informações Solange Nohatto / Assessoria de Imprensa Prefeitura Campos Novos