Cerca de duas mil pessoas prestigiaram as primeiras atrações do Festival Viva Serra na noite do último sábado (12/10). Moradores e visitantes vibraram ao som do Grupo Tertúlia, Rédea Solta e do esperado show nacional de Renato Teixeira.

A noite começou ao embalo de músicos locais. Grupo Tertúlia, primeiro a subir no palco, fez o público dançar aos ritmos tradicionais de baile, já o grupo Rédea Solta emocionou ao apresentar canções nativistas próprias com letras voltadas à cultura regional. “O Viva Serra é de extrema importância para divulgar músicas e artistas regionais, espero que se perpetue” comenta o premiado interprete Felipe Silveira, que forma trio com outros grande nomes nativistas Arthur Boscato e Rafael Vieira no grupo Rédea Solta.

Mesmo com ameaça de chuva as pessoas não se inibiram e lotaram a praça para assistir ao show de Renato Teixeira. O público cantou junto grandes sucessos como “Cabecinha no ombro”, “Romaria”, “Amizade Sincera”. Professor Álvaro Prata, ex-reitor da UFSC e atual secretário no Ministério de Ciência e Tecnologia, veio com a família e amigos especialmente para o show de Renato Teixeira. “Adoramos as músicas dele e também gostamos muito de Urubici e região, quando vimos no jornal que ele viria não pensamos duas vezes” contou Prata.

Esta foi a segunda vez que Renato Teixeira se apresentou no Viva Serra em Urubici. “Cantar é um jeito de existir, não é bem uma profissão” comentou o artista, que revelou apresentar este ano o projeto “Amizade Sincera 2” com o colega Sérgio Reis. O músico ainda contou que acabou de lançar no youtube uma nova canção “Imenso jardim”, gravada junto com a neta Marina Carlomagno (12 anos) e colegas.

Para o próximo fim de semana, 19 e 20 de outubro, a atividade mais esperada é Dowhill Skate, que inicia a partir das 8h em Rio Rufino. O Viva Serra ocorre até o dia 10 de novembro em seis cidades da região serrana de Santa Catarina. A programação inclui ações culturais, gastronômicas e esportivas de forma simultânea nas cidades de Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema. A realização é do Governo do Estado de Santa Catarina com intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Joaquim.

Débora Puel - Assessoria de Imprensa