A Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos lançará uma campanha de conscientização para sensibilizar principalmente os proprietários de casas noturnas ou de eventos para que mantenham o entorno do local limpo após suas realizações. Em breve, cartazes com o tema “Balada Sustentável: o que a noite esconde o dia revela” serão distribuídos e fixados nestes espaços.

A campanha é embasada na Lei Municipal 1901/93, que diz que a limpeza e conservação em torno de bares, boates, restaurantes, locais de eventos e similares é de responsabilidade do proprietário do estabelecimento ou de quem está promovendo. Até às 8h do dia seguinte o ambiente público deve estar limpo e em condições de uso pela população. “O que acontece é que os promotores de eventos estão deixando para que a municipalidade faça a limpeza. Para isso temos que disponibilizar uma equipe grande, e de recursos, que poderiam ser utilizados em outras situações”, destaca Hampel.

O secretário pondera que se cada estabelecimento fizer a sua parte, além de deixar a cidade bonita e limpa, a iniciativa poderá gerar oportunidades e renda. “Além do pessoal da parte da segurança e garçons, por exemplo, deverão ser contratados, pelos organizadores, serviços de limpeza. Com isso, mais pessoas poderão ser empregadas e os funcionários que fazem a limpeza pública não ficarão sobrecarregados de trabalho”, comenta.

 

 Assess. de Comunic. Social da PML - Foto: Toninho Vieira