A música nativista campeira é a atração cultural da Expolages 2013 a partir desta quinta-feira (17/10) na 7ª Ronda da Canção Gaúcha. A Noite de Ronda terá a participação dos músicos Marcelo Oliveira, Xirú Antunes, Quico Goulart e Juliano Gomes em uma única apresentação no Galpão Bar Gaúcho (localizado na Avenida Duque de Caxias, 1141), a partir das 21h.

A noite competitiva, que ocorre no Parque Conta Dinheiro, inicia na sexta-feira (18/10), às 19h. Ao todo, 16 composições inéditas serão interpretadas por músicos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Destas, 12 serão selecionadas para a final, que ocorre no sábado (19/10).

As canções vencedoras serão selecionadas pela comissão julgadora composta pelos músicos Quico Goulart, Xirú Antunes e Juliano Gomes. Serão escolhidos os primeiros, segundos e terceiros lugares nas seguintes categorias: Música mais popular; Melhor intérprete; Melhor instrumentista; e Melhor letra do Festival. Os premiados receberão troféu e um valor em dinheiro, além de terem as músicas gravadas em um CD.

Todos os participantes da 7ª Ronda da Canção Gaúcha e organizadores da competição poderão conferir no sábado, às 10h da manhã, no Alojamento do Festival, a palestra com Xirú Antunes, poeta natural de Pelotas (RS). O Festival é uma oportunidade para a comunidade interagir com o tradicionalismo e a cultura e de resgatar as raízes e o tradicionalismo gaúcho.

Débora Puel – Assessoria de Imprensa