O Grupo de Samba Raiz na Escola, integrado por alunos do Mais Educação, do governo federal, executado na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Antônio Joaquim Henriques, se apresenta domingo (3), a partir das 16h, no teatro do Sesc. O professor de canto, Paulo Henrique Godoi, é o idealizador do projeto; o objetivo é resgatar o estilo e compositores que fazem parte da história da música, como Noel Rosa, Cartola e Adoniram Barbosa.

Paulo, que trabalha nas escolas municipais pelo programa do governo federal, conta que foi influenciado pelo pai, que o levava ao carnaval desde criança. “Percebi que a influência dos africanos na cultura brasileira, através da música, está se perdendo. Toda essa parte histórica é trabalhada com os alunos através deste projeto”, informa.

O grupo já se apresentou em vários espaços culturais, como em livrarias e na Câmara de Vereadores. Os instrumentos utilizados – surdo, tamborim, reco-reco, pandeiro e cavaquinho – foram disponibilizados pelo próprio professor. No total são cinco alunos, com idade entre 12 e 13 anos – dois no vocal, juntamente com Paulo, e três instrumentistas.

Asses. de Comunic. Social da PML - Foto: Toninho Vieira