O Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte - SOL e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim, juntamente com a Prefeitura Municipal, encaminharam na quinta-feira, 31/11, mais uma etapa do Planejamento-Ação do Turismo Sustentável de São Joaquim (PLATS). A validação das diretrizes, estratégias e ações para o desenvolvimento do plano contou com a participação de mais de 80 pessoas de diversas áreas, no auditório da SDR. A reunião foi conduzida pelo Secretário Municipal de Turismo, Eduardo Sobânia, e pela diretora de políticas de turismo da SOL, Elisa Santana de Liz.

Durante a reunião, foram apresentadas as matrizes do PLATS para São Joaquim e os participantes, divididos em grupos, tiveram a oportunidade de discutir, suprimir ou acrescentar novas informações em cada um dos eixos do planejamento ação. “As pessoas disseram o que desejam para o turismo em nosso município”, destacou Eduardo Sôbania. “O objetivo era discutir e ouvir a opinião da comunidade. A partir de agora serão desenvolvidos os desdobramentos das ações e o plano operacional de 2014”, complementou Elisa. O objetivo do plano é indicar e nortear ações práticas de curto, médio e longo prazo a serem executadas para desenvolver o setor, e principalmente melhorar o fluxo turístico. "O envolvimento e comprometimento de todos no planejamento e discussões é fundamental para o sucesso", acrescentou o prefeito Humberto Brighenti.

O PLATS foi lançado em fevereiro de 2013, com a apresentação de pesquisa que envolveu empresários do comércio e do ramo turístico. O trabalho indicou que o planejamento é necessário, 73,3% dos entrevistados respondeu que o turismo vem crescendo, mas sem planejamento e 76% afirmou que o turismo é muito importante para o município. Dentre as deficiências apontadas no estudo está também a apresentação visual do ambiente urbano, que necessita de melhorias na apresentação das lojas, ruas e praças. “Neste sentido, estamos desenvolvendo, em parceria com o Sebrae e Prefeitura, o projeto Revitalização de Espaços Comerciais. Ainda esta semana, arquitetos estiveram em São Joaquim para apresentar aos lojistas ideais para revitalização e pinturas das fachadas. O projeto será desenvolvido a princípio, de forma experimental, na Rua Manoel Joaquim Pinto, na quadra da cada de pedra”, explicou a secretária Regional, Solange Scortegagna Pagani. Quanto à infraestrutura urbana, Solange informou que o Governo do Estado esta realizando o projeto de engenharia para implantação do Boulevard.

A próxima etapa deverá acontecer entre o final do mês de novembro e início de dezembro, com uma nova reunião para a apresentação do detalhamento do PLATS e do plano operacional para 2014. “Este plano será levado a Câmara de Vereadores para que se torne lei e esta será a garantia que a comunidade terá da sua continuidade pelos próximos 10 anos. É preciso que todos façam a sua parte, mas a ferramenta está posta”, finalizou

A mesma metodologia de planejamento estratégico esta sendo aplicada em Urubici há dois anos e meio e já apresenta alguns resultados práticos, através de parcerias firmadas com entidades como o Senac (capacitação in loco para empreendimentos de meios de hospedagem, bares, restaurantes e similares, e comércio local em geral para atendimento aos turistas); Sebrae (consultoria de empreendedorismo para comerciantes (apresentação, disposição dos produtos, design, inovação, formatação de novos negócios com identidade local); Senac (identificação de talentos culturais, realização de oficinas e elaboração de programação de atividades culturais); e Epagri (agroindústria de transformação de produtos locais como tomate seco, frutas secas, polpas, conservas, entre outros).

Foto/crédito: Anselmo Nascimento