Animais domésticos, exóticos, selvagens e até mesmo os que habitam o fundo do mar foram protagonistas da exposição sobre o meio ambiente, realizada pela Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Prof.ª Madalena Miranda Largura, no bairro Vista Alegre. A mostra com trabalhos desenvolvidos pelos alunos fica  aberta para visitação dos pais e comunidade das 9h às 19h desta quarta-feira (6).

O educandário transformou-se em um verdadeiro “mundo encantado” do reino animal e despertou olhares curiosos de todos que visitavam a exposição. Cada cantinho da instituição foi decorado com réplicas feitas com materiais recicláveis: o berçário trabalhou com o tema animais domésticos; o pré-escolar com os de jardim e o maternal com os de fazenda.

O tema principal “Animais, vivendo em paz entre os seres”, foi uma compilação de vários projetos sugeridos pela Secretaria de Educação, sendo o Educação Ambiental, Educação pela Paz e Dia da Família na Escola, que propõe incentivar a maior participação dos pais no desenvolvimento escolar dos filhos.

A diretora da instituição, Danielle Wolff de Camargo, diz que por se tratar de um bairro mais afastado, a maioria das crianças já tinha muito contato com bichos que vivem nas chácaras próximas, e isso facilitou o trabalho. “Além dos conhecidos, apresentamos outros, trabalhando já a questão dos ameaçados de extinção e como conviver bem com eles, sem maltratá-los”, diz.

O projeto foi pensado já no início do ano e desde então os trabalhos vem sendo desenvolvidos, com várias atividades dentro e fora da sala de aula. Alunos do 1° ao 9° ano foram visitar laboratórios de universidades que oferecem curso de biologia e tiveram a oportunidade de conhecer peixes do fundo do mar, como polvos e até um filhote de tubarão. Também realizaram passeios em chácaras próximas, jogos e vídeos educativos e produção de textos.

Assess. de Comunic. Social da PML - Fotos: Sandro Scheuermann