A Fundação Cultural de Lages (FCL) abriu inscrições para a Oficina de Animação Stop Motion em Sombras. O evento terá início segunda-feira (11) e prosseguirá até sexta-feira (15). São gratuitas e podem ser feitas pessoalmente ou pelo telefone 3224-7425. Estão programados cinco encontros de três horas, segundo o diretor de Difusão Cultural da FCL, Adilson Freitas. Quem vai ministrar o evento é Charles Kray.

Cronograma

1° encontro: apresentação de ideias ao grupo – possibilidades de criação de roteiros com temáticas natalinas. Pequenas cenas de alto impacto visual terão sua referência estética principal na técnica do teatro de sombras. Os participantes terão contato com o material utilizado para projeções e suas possibilidades imagéticas. As telas de projeções, as silhuetas e os spots de luz estarão à disposição para uma primeira atividade de laboratório.

2° encontro: as primeiras ideias de roteiro serão limpas e organizadas em story board. Discussões de cada cena e história feita ou pesquisada. Definição dos grupos de trabalho. Adaptações de histórias do universo natalino e ou do conhecimento da região com relevância no assunto proposto: igualdade, fraternidade e irmandade entre os povos.

3° encontro: construção de silhuetas. Para que seja mais eficaz, os participantes já tiveram contato com o material disponibilizado. São silhuetas de vários tamanhos e formas de articulação. Com este contato prévio surgem facilidades para confecção de novas silhuetas apropriadas para cada história.

4° encontro: começam os ensaios com material pronto e a finalização do que ainda está em construção. Serão feitos testes em busca de possibilidades.

5° encontro: finalização dos filmes e edição de cada quadro. Nesta etapa poderão ser feitas as sonoplastias e qualquer outro recurso áudio visual.

Informações Secretaria de Comunicação Prefeitura de Lages