“É como se os personagem saíssem dos livros e entrassem em nossas vidas”. Foi desta forma poética que Gabriela Verde, 10 anos, aluna da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Osni Medeiros Regis, no bairro Tributo, definiu a apresentação teatral que integra o projeto Viajando com Monteiro Lobato.

Gabriela foi uma das 360 crianças que assistiram a apresentação do espetáculo montado em uma carreta-palco. Com bom humor e utilizando um nível de compreensão adequado a alunos entre 7 e 13 anos, diversos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo (Tio Barnabé, Visconde de Sabugosa, Cuca) interagem com as crianças, abordando diversos temas educacionais. Diante dos recursos de sedução proporcionados pela dramatização e pela musicalização, a resposta do público é imediata, confirmando que o teatro é um excelente catalisador cultural.

Segundo a diretora da Emeb, Lidia Mara Pereira Furtado, a iniciativa provoca a curiosidade das crianças e estimula o gostar de livros. Ou seja, contribui para uma melhor compreensão do ensino. “Alunos que possuem um bom nível de leitura conseguem se expressar melhor e, consequentemente, obter melhores notas”, explicou. O projeto Viajando com Monteiro Lobato foi idealizado pelo Instituto América Latina Logística (IALL) e conta com o apoio do Ministério da Cultura e do Instituto Itaú.

 


Informações Secretaria de Comunicação Prefeitura de Lages