Pelo terceiro ano consecutivo o comentarista mais polêmico  da imprensa catarinense, Luiz Carlos Prates, estará no Encontro dos Amigos de Lages. Ele virá desta vez para fazer seus comentários ao vivo do evento. E também vai apresentar e  autografar seu mais recente livro: “Prates, Verdades e Elas”, lançado recentemente, um sucesso de vendas. Será neste sábado, dia 23 de novembro, um dia após o aniversário de Lages, cidade que na sexta-feira (22/11) completa 247 anos de história. O 4º Encontro dos Amigos,  a ser realizado ao longo da Rua Emiliano Ramos, mais conhecida como Via Gastronômica de Lages, é realizado conjuntamente pelo SBT-SC (com participação das demais emissoras e empresas do SCC), Fogãopeças, jornal Correio Lageano e Agência Estratégia.

 

Preparativos finais

“Estamos nos preparativos finais. Mais uma vez, será um grande evento de confraternização entre os vários grupos de  amigos”, explicou Edésio Forbici, da Fogãopeças, que também integra o grupo de  empresários da Via Gastronômica que organiza o evento. “Cada uma das cerca de 70 barracas vai receber seus amigos e convidados com gastronomia e bebida gratuitas”, acrescentou Edésio. “Hoje este evento é referência em Santa Catarina. Exemplo disso é que  já acontece pelo segundo ano consecutivo em Chapecó, também com muito sucesso. Deu certo porque as pessoas entenderam o espírito da iniciativa, que é brindar as amizades e fortalecer o capital social”, argumentou Roberto Dimas Ribeiro do Amaral, vice-presidente de Produto do SCC.

Atrativos e segurança

Além da tradicional gastronomia (churrasco de gado, de porco e de ovelha), linguicinha, carreteiro, frios diversos, peixes assados e grelhados e tantas outras iguarias – servidas pelas várias tendas das 10 às 17 horas – sem falar nas bebidas e no fraternal chimarrão – o evento deste ano terá a presença de diversos artistas locais e regionais como gaiteiros, violeiros, declamadores, poetas e repentistas. Isso sem falar nos grupos de dança e de música, humoristas e contadores de causos (incluindo muitas mentiras, claro). “A única coisa que não pode utilizar é som mecânico, automotivo  ou carro de som”, explicou Edésio. “A parte cultural está a cargo neste ano do pessoal da Fundação Cultural de Lages, que aceitou nossa parceria e estará apoiando e participando com diversos atrativos”, explicou Edésio.

Cuidado com a segurança

Para manter o evento sempre em alto nível – como nas demais edições – onde até hoje não se registrou nenhum episódio negativo – o policiamento terá participação efetiva e fundamental, mais uma vez. “Mesmo participando também do evento enquanto cidadãos, os policiais estarão lá para garantir a segurança tanto dentro do evento como nas imediações”, explicou Edésio. Por fim, um cuidado todo especial com a limpeza do local antes, durante e após o encerramento do evento. A Secretaria de Meio Ambiente de Lages estará no local com 15 servidores e toda a estrutura necessária, sem falar nas 130 lixeiras espalhadas ao longo da via e nas proximidades.

Rua será fechada nesta sexta-feira

O fechamento da Rua Emiliano Ramos para a circulação de veículos e a  montagem da estrutura das barracas deverá ser feito já na madrugada desta sexta-feira, dia 22/11, permanecendo assim até o final do dia de sábado (23/11).