A preservação da araucária nas matas da Serra Catarinense será mostrada ao mundo no dia 27 de janeiro, através de documentário da TV alemã Deutsche Welle, a maior emissora da Alemanha. As gravações foram realizadas no mês de novembro nas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da Fazenda Condomínio Pouso na Serra e Condomínio Curucaca, em Bom Retiro, e no Parque Nacional de São Joaquim, em Urubici. Também foram feitas tomadas no município de Atalanta. O documentário será apresentado no programa "Global 3000" e transmitido no dia 27 de janeiro próximo, em 30 línguas, pela TV e pela internet, através do site www.dw.de.

 

O objetivo, segundo Dario Lins, fotógrafo de aves de Bom Retiro, que acompanhou as gravações, é mostrar a importância do Pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia) para a biodiversidade. "O programa vai abordar as espécies de animais da região, em especial as aves, que dependem do Pinheiro-brasileiro para sobreviver, como é o caso do Grimpeiro (Leptasthenura setaria) espécie que nasce, cresce, se reproduz e morre nas grimpas de uma araucária”, afirmou Dário.

 

A sugestão da Serra Catarinense para a gravação do programa partiu do ambientalista Wilgold Schaffer, que desenvolve projetos na Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida – Apremavi, em Atalanta, no Vale do Itajaí. Schaffer conheceu e participou da formatação das RPPNs em Bom Retiro quando atuava no Ministério do Meio Ambiente – MMA. "Nossas reservas foram sugeridas pelo grau de qualidade na preservação da araucária e pela forma do viver junto à floresta, de modo integrado e muito sustentável. Despertar o interesse de uma conceituada emissora de TV Europeia indica que nossos projetos estão no caminho certo”, destacou o idealizador de Pouso na Serra e do Condomínio Curucaca, Carlos Arno Jensen.

 

Na região de Bom Retiro, a produção da Deutsche Welle destacou a regeneração das araucárias na Floresta Ombrófila Mista e no Parque Nacional de São Joaquim foram tiradas imagens de belas araucárias de floresta primária.

 

Nina Velho - Assess. de Imprensa da SDR S. Joaquim