O SENAI, entidade da FIESC, está com inscrições abertas para cursos técnicos e de qualificação gratuitos. Na Serra Catarinense, são 1.246 vagas oferecidas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas começam ainda no primeiro semestre.

Os cursos técnicos têm carga horária mínima de 800 horas e capacitam profissionais para atuar na área de formação. Já os cursos de qualificação têm característica de formação continuada, com carga horária mínima de 180 horas.

Segundo pesquisa da entidade, 87,9% dos egressos dos cursos técnicos estavam trabalhando em até um ano após sua formatura. "Em Santa Catarina, 40% desses egressos têm salário entre dois e três salários mínimos e 33,1% ganham acima de três salários", salienta Arruda. O levantamento nacional do SENAI aponta que 94% das empresas brasileiras preferem contratar profissionais formados na instituição.

Podem se inscrever para os cursos técnicos estudantes do segundo e terceiro ano do ensino médio de escola pública ou particular, desde que bolsistas integrais. Para os cursos de qualificação, além dos estudantes, podem inscrever-se ainda trabalhadores da indústria, beneficiários de programas sociais, como bolsa-família e seguro-desemprego, pessoas com deficiência, trabalhadores em processo de reabilitação profissional (INSS) e reservistas das Forças Armadas.

As inscrições são realizadas nas unidades do SENAI de todo o Estado e nas Gerências Regionais de Educação (Gered). Para mais informações acesse www.sc.senai.br/pronatec ou ligue 0800 48 1212.

E para auxiliar os jovens na escolha da carreira, o SENAI lançou o Guia de Profissões. A publicação traz detalhes sobre as oportunidades na indústria, além de relacionar os cursos oferecidos pelo SENAI para atuar em cada segmento.

 

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC