Encerram-se nesta sexta-feira, 31 de janeiro, as inscrições para o curso de Sommelier em São Joaquim, oferecido gratuitamente pelo SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem, através de uma parceria entre Governo do Estado, Secretaria Regional de São Joaquim e Prefeitura Municipal. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Turismo, no horário de expediente.

Sommelieré um profissional especializado, encarregado em conhecer os vinhos, cervejas, ou outros tipos de bebidas, e todos os assuntos relacionados ao serviço deste. Adicionalmente, cuida da compra, armazenamento e rotação de adegas e elabora cartas de vinho em restaurantes. A profissão foi regulamentada no Brasil, através da Lei 12.467, de 26 de agosto de 2011, reconhecendo a importância desse profissional no setor de alimentos e bebidas.

Com carga horária total de 160 horas, o curso inicia no dia 10 de fevereiro e será ministrado durante três dias da semana (segunda, quarta e sextas-feiras), das 18 às 22 horas, com local a ser definido. Para fazer a inscrição, o candidato precisa ter idade mínima de 18 anos e apresentar comprovante do ensino médio, formação ou experiência comprovada como garçon. Além de preencher a ficha disponibilizada pela SENAC na Secretaria Municipal de Turismo, os interessados devem apresentar também cópia dos documentos de RG e CPF.

Nos últimos dez anos, a região de São Joaquim alcançou destaque na produção de vinhos finos de altitude, com a instalação de diversos vinhedos e cantinas, e elaboração de vinhos com qualidade reconhecida nacionalmente. 

O coordenador do SENAC de Lages, Adenilson Varela Silva, destaca que o curso faz parte do Programa de Gratuidade do SENAC, que disponibiliza diversos cursos de educação profissional, da formação inicial ao nível técnico, para que pessoas de baixa renda possam ter mais oportunidade de trabalho e emprego.

Nina Velho - Asses. de Imprensa da SDR S. Joaquim