Os usos adequados do reservatório da Usina Hidrelétrica Barra Grande e de sua APP (Área de Preservação Permanente) estão devidamente explicitados na cartilha “O Nosso Lago”, elaborada pela BAESA com o objetivo de facilitar a compreensão dos moradores lindeiros e da população em geral sobre o PCAU (Plano de Conservação Ambiental e Uso das Águas e do Entorno do Reservatório).

Com linguagem simples e acessível, a cartilha destaca aspectos importantes sobre o uso do reservatório e da APP, como as atividades que podem ser desenvolvidas no local, os órgãos públicos responsáveis por autorizar o uso, as áreas em que é permitida a pesca, as espécies de peixes que podem ser criadas em tanques-rede e outros. 

A elaboração da cartilha “O Nosso Lago” é mais uma forma de orientar a população sobre o PCAU, documento que contém regras sobre a utilização do reservatório da Usina Hidrelétrica Barra Grande e da APP. O PCAU foi aprovado pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em outubro de 2012, após a realização de consultas públicas nas cidades de Pinhal da Serra e Anita Garibaldi.

Rafael Masselli - Asses. de Imprensa da BAESA