A equipe Lages Xadrez Clube/FME estará neste final de semana, entre os dias 07 e 09 de março, em Caxias do Sul-RS, disputando o XIII TORNEIO INTERNACIONAL DA FESTA DA UVA. A competição será no Clube Recreio da Juventude, com a presença de jogadores de 10 países, entre eles o atual Campeão Mundial Magnus Carlsen, da Noruega. Ao todo são esperados 400 jogadores de todas as idades que disputarão 09 partidas de 01 hora cada. Os melhores colocados recebem troféus e medalhas no Geral e nas categorias.

De Lages, 17 enxadristas estarão presentes, com destaque ao Mestre Alfeu Junior Varela Bueno (UNIFACVEST) e Júlia Goetten Wagner (UFSC), que enfrentarão o Campeão Mundial, já na sexta feira, dia 07, numa partida simultânea. Júlia e Alfeu serão os representantes da equipe Lages Xadrez Clube/FME na Simultânea, que acontece com o Campeão Mundial enfrentando 35 jogadores selecionados no Brasil para enfrentar Carlsen. Para Alfeu, único Mestre entre os desafiantes,a responsabilidade será grande e não deixará a oportunidade passar sem luta: “Darei o máximo durante a partida, porque enfrentar o melhor jogador do planeta é uma honra, mas também um grande desafio”analisa o Mestre Alfeu. Para Júlia, uma das três mulheres que enfrentarão o Campeão Mundial, será um momento para adquirir experiência e verificar como se comporta um jogador desse nível: “Ele calcula muito e qualquer deslize é fatal, por isso ficarei atenta o tempo todo”, declara Júlia. Ambos os enxadristas representaram Lages na final dos Jogos Abertos de Santa Catarina em 2013.

 

Além da Simultânea, no sábado e domingo acontece o Torneio de Xadrez da Festa da Uva, que alem de Alfeu e Júlia, participarão o Mestre Nacional Marco Cordeiro, Yan Henrique Cordeiro (UNIVEST), Joana Viana Garcia (OAB), Larissa Blue do Amaral e Silva (UDESC), Dora Blue do Amaral Bisconsin (Contos de Fada),Luciano Justi Antunes (Biblioteca Pública), Gabriel Copini de Souza (Juscelino Kubitschek), Jonatan Machado (Centro Educacional), Henrique de Oliveira Dickel (Flodoardo Cabral),Diego Leonardo Bellé, Guilherme Arruda (NDDigital), Guilherme Exterhooter Bastos (Uniplac), Humberto Chagas (IFSP),Diomário Tavares (ASDF) e João Gabriel Magalhães (Bom Jesus Diocesano). Na avaliação do Técnico de Lages e Mestre Nacional Marco Cordeiro, a equipe continua sua preparação para o ano, visando a OLESC,Joguinhos Abertos e JASC e sua melhor representatividade : “Precisamos competir e jogar um evento desta envergadura só contribui com nossa caminhada”, ressalta Marco.

Marco Aurélio Cordeiro - Professor de Xadrez