A equipe Lages Xadrez Clube/FME disputou sábado (8) e domingo (9) o XII Torneio Internacional da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). O evento reuniu 383 enxadristas de dez países, incluindo o atual campeão mundial, Magnus Carlsen, da Noruega, de 23 anos. Sendo o maior astro do xadrez, Magnus atraiu 17 grandes mestres e mais de 50 jogadores com título internacional para a competição, a maior de todos os tempos já realizada no Brasil. O campeão na categoria principal foi Magnus, com oito vitórias e um empate, com os brasileiros Krikor Mekhitarian e Gilberto Millo em segundo e terceiro lugares.

De Lages, 15 jogadores participaram, com destaque para Dora Blue Amaral Bisconsin (escola Conto de Fadas), campeã da categoria sub-10, e Gabriel Copini Souza (Escola Municipal Juscelino Kubitschek), vice-campeão sub-12. O mestre Alfeu Júnior Varela Bueno (Unifacvest) e Julia Goetten Wagner (Ufsc) também disputaram, na sexta-feira (7), a simultânea de xadrez com o campeão, mas foram derrotados – Carlsen encarou 36 enxadristas ao mesmo tempo.

Para Marco Cordeiro, técnico de Lages, participar de um torneio desta envergadura é muito importante pela experiência adquirida e principalmente para as crianças conhecerem o melhor do mundo. “Poder acompanhar lance a lance o campeão mundial, tão próximo, foi muito motivador para nossos alunos”, analisa. Ele já prepara o grupo para Lacerdópolis (SC), no sábado (15), quando inicia o Circuito de Xadrez do município, e o Festival Catarinense da Criança (Fescri), em Blumenau, nos dias 29 e 30.


Informações Secretaria de Comunicação Prefeitura de Lages