Mais de mil estudantes de escolas públicas e particulares com idade entre 12 e 14 anos estão em Lages disputando a etapa regional dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), promovidos pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte). Eles representam as secretarias de Desenvolvimento Regional de Lages, Concórdia, Joaçaba, Campos Novos, Videira, Caçador, Curitibanos, Canoinhas e Seara, em sete modalidades – futsal, vôlei, basquete handebol, xadrez, badminton e tênis de mesa.

 



A cerimônia de abertura aconteceu na sexta-feira  (6/06), no Teatro Marajoara, com a presença de autoridades e representantes das delegações. O Secretário de Desenvolvimento Regional, João Alberto Duarte, deu boas vindas aos atletas, e o diretor da Fesporte, Marcelo Kowalski, ressaltou os benefícios do casamento entre a educação e o esporte. Estudantes acenderam a pira olímpica e fizeram o juramente tradicional.


 

As competições iniciaram na manhã do sábado (7/06), e se estenderão até esta terça-feira (10/06). Os jogos estão acontecendo nas dependências de clubes e escolas estaduais. Os campeões das modalidades em disputa garantem vaga no estadual, no mês de julho, em Jaraguá do Sul. As equipes que vencerem o estadual representarão Santa Catarina nas Olimpíadas Escolares, em setembro, na cidade de Londrina, Paraná.

 


Alcionir Nascimento - Pela organização da competição