Ter um espaço adequado para o incentivo ao esporte não está mais longe de ser realidade no município. Nesta sexta-feira (4) o prefeito Elizeu Mattos, o vice Toni Duarte e demais autoridades assinaram o termo de compromisso com a Caixa Econômica Federal para a liberação de recursos para a construção de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no loteamento Cristal, bairro Tributo. Esta é uma iniciativa do Ministério do Esporte, através da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O investimento previsto é de aproximadamente R$ 3,5 milhões.

Agora será contratada uma empresa de sondagem, fundação e implantação para elaborar o projeto. Posteriormente será encaminhado à licitação. A previsão de todas as etapas concluídas, para dar início à obra efetivamente, é janeiro do ano que vem. A execução tem prazo de um ano para ser concluída. O terreno onde será implantado o CIE, na rua João Gomes de Campos, pertence ao município. São 3.500 metros quadrados com 2.750 metros de área construída.

A estrutura contará com ginásio poliesportivo, arquibancada para 177 lugares, área de apoio (administração, sala de professores e técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público) e uma quadra externa descoberta. Este é o segundo dos três modelos propostos pelo Ministério do Esporte.

Demanda comprovada

O objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte, que estão sendo implantados em grandes centros por todo o país, é ampliar a oferta de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social. A ideia é fomentar a vocação das cidades para determinados esportes, olímpicos e paraolímpicos, para alcançar a meta de projetar o Brasil como potência esportiva mundial. Essa é uma iniciativa do governo federal para nacionalizar o legado olímpico dos Jogos Rio 2016.


Informações Secretaria de Comunicação Prefeitura de Lages