O Governador Raimundo Colombo, próximo das 13 horas de hoje, falou ao vivo de Brasília ao comunicador J. Amarante (Dico), da Rádio Clube. E trouxe uma notícia esperada e aguardada pelos lageanos há muitos meses. 

Colombo havia acabado de sair de uma reunião no Ministério da Indústria e Comércio, onde tramitava o projeto da Sinotruk para Lages, que precisava ser homologado no Programa Inovar Auto, do Governo Federal, que garante uma série de benefícios e incentivos à indústria automobilística (e agora também de caminhões). 

A homologação teve o dedo da Presidente Dilma Rousseff, que é parceira política do Governador Raimundo Colombo. Eufórico, o governador de todos os catarinenses disse que era o último entrave burocrático que faltava para que, finalmente, a Sinotruk comece a se instalar em Lages, gerando inicialmente 400 empregos diretos e com investimentos em torno de R$ 300 milhões. "Era uma dívida que tínhamos com Lages, que agora, finalmente, será paga. Quero crer que a partir de agora a Sinotruk comece a se instalar", disse Colombo. 

Elizeu Mattos também se manifestou

Extremamente feliz com a notícia recebida do governador, que ligou ao prefeito Elizeu Mattos de Brasília contando a novidade, também na Rádio Clube, o prefeito  falou pouco depois. "Isso é fruto de uma parceria que está dando certo e que está rendendo muitos frutos para os lageanos. Deve-se à determinação da Presidente Dilma, ao empenho do  Governador Colombo e também à decisão do município. Vivemos o melhor momento da história de Lages. Agora é pensar nos detalhes para implementar o projeto Sinotruk", falou Elizeu. "E nos próximos dias teremos outros grandes anúncios. Esse, de fato, é um momento histórico", acrescentou o prefeito. 

Nesta quinta-feira, em Florianópolis, às 15h30min., haverá uma reunião entre o Governo do Estado, prefeito Elizeu Mattos e sua equipe  e executivos da Sinotruk. Neste evento, haverá a assinatura formal da inclusão da Sinotruk no Inovar Auto. E também será feito o detalhamento dos próximos passos: terraplanagem, início de construção e conclusão da planta industrial em Lages. Além da Sinotruk, a cidade deverá receber várias outras empresas fornecedoras, o que dinamizará muito o setor metalmecânico e a vocação econômica da cidade. 

Roberto Amaral comemora

"Este é um dia histórico para Lages. Essa parceria, envolvendo as três esferas de Governo, é que está possibilitando esses bons frutos para Lages. Nosso municípío será outro depois da consolidação e da vinda dessa grande empresa", afirmou Roberto Amaral, presidente do SCC e do Instituto Orion. 

Loreno Siega - Revista Visão