Em apenas 10 anos, a NDDigital, empresa lageana que produz soluções tecnológicas, já atingiu patamares que muito orgulham a cidade. 

Valmir Tortelli, presidente da empresa (foto acima), apresentou o case da NDDigital no Seminário de Desenvolvimento da Serra Catarinense - Sede Serra - promovido pelo jornal Correio Lageano e pelo Instituto José Paschoal Baggio - realizado nas noites de segunda e terça-feira. 

De acordo com Valmir, a NDDigital  conta atualmente com 340 colaboradores diretos. A empresa produz software e soluções tecnológicas para cerca de 8.500 clientes, espalhados por  19 diferentes países (eles não tem nenhum cliente em Lages). 

A NDDigital deverá faturar R$ 47 milhões em 2014. "Trabalhamos apenas com serviços", explicou Tortelli. "Somos uma indústria limpa, não poluente, que não agride o meio ambiente. E o nosso faturamento fica praticamente todo em Lages. Ou seja, captamos dinheiro em várias partes do mundo e o investimos basicamente em pessoas, aqui em Lages", explicou. 

Segundo Tortelli, 44% dos 340 colaboradores da NDDigital têm curso superior. E outros 43% estão cursando curso superior (possivelmente um dos índices mais altos do país). 49% dos colaboradores têm até 26 anos. E outros 42% tem entre 27 e 37 anos (equipe muito jovem, portanto). 

A NDDigital já tem uma filial em Madri (Espanha). Lá, eles vendem os produtos fabricados e criados em Lages para todo o mercado da Europa (soluções tecnológicas). E agora a empresa vai investir forte nos Estados Unidos, onde já tem alguns clientes e também deverá abrir sua segunda filial no exterior. 

A NDDigital só está aguardando os trâmites burocráticos para a doação de uma área junto ao Órion Parque para lá construir uma nova unidade da empresa.  

Exemplo de sucesso, de humildade e de superação. Parabéns, Valmir Tortelli. A você e a toda a equipe da NDDigital. 

E parabéns também a toda a equipe do Correio Lageano - dirigido pela Isabel Baggio - pelo brilhante e importante evento. 

Loreno Siega - Revista Visão