Neste sábado, às 18 horas, duas das camisas que ajudaram a moldar o futebol catarinense voltam a se encontrar em uma competição oficial. Hercílio Luz e Internacional de Lages se enfrentam no Estádio Aníbal Costa, em Tubarão, pela penúltima rodada do turno da Série B do Campeonato Catarinense.

O clássico entre os dois vovôs do futebol catarinense não é realizado desde 1995, quando ambos disputaram a elite do estadual. A temporada de 1995 foi a pior da história do Inter de Lages, e o resultado do confronto com o Hercílio é um exemplo disso: os tubaronenses venceram por 4 a 1.

Desde 1965, quando mediram forças pela primeira vez, Inter e Hercílio Luz já se enfrentaram 44 vezes. O Colorado Lageano venceu 13 vezes, o Hercílio, 12, e houve 19 empates. O Inter marcou 47 gols e o Hercílio, 49, o que dá uma média de 2,18 gols por jogo. O resultado mais frequente foi 0 a 0, que se repetiu dez vezes.

O Inter precisa vencer neste sábado para seguir brigando pelo título simbólico do turno, que garantirá desde já vaga e um ponto extra no quadrangular decisivo do campeonato. E o Colorado Lageano precisa derrotar não apenas o adversário, mas também um tabu: nesses quase 50 anos do clássico, o Inter jamais venceu um jogo contra o Hercílio Luz em Tubarão.

 

Assess. de Imprensa do Inter de Lages