Na quarta-feira (29/10), a diretoria da Vice-Presidência Regional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) em Lages esteve reunida com sindicatos, executivos e industriais da região. Na ocasião, foram apresentados novos programas e feitas algumas propostas de ações para captação de empresas com o intuito de aproximar ainda mais a federação ao setor empresarial na Serra. Um dos pontos altos do encontro foi a entrega da Carta da Indústria ao deputado estadual eleito, Gabriel Duarte.

O documento solicita apoio para o desenvolvimento da indústria na Serra. Cerca de 70% dos associados entrevistados pela federação alegam que a falta de infraestrutura e logística interferem diretamente no crescimento do setor. Com esse avanço, a economia da região ganharia mais destaque no Estado, fortalecendo os municípios que a compõem. A duplicação da BR 282, a pavimentação da Coxilha Rica, a aproximação dos municípios por meio da construção de um anel de integração, a falta de um aeroporto regional e a desoneração tributária foram algumas das prioridades apresentadas ao parlamentar eleito.

O vice-presidente regional, Israel Marcon, destaca que Santa Catarina e, em especial, a Serra vivem um momento político importante para promoção do desenvolvimento. Reforça que, com o governador serrano, um deputado estadual e outro federal, o cenário político é extremamente favorável para isso. “Temos certeza que, com projetos bem elaborados, a nossa região tem grandes chances de se desenvolver economicamente, fortalecendo o crescimento da indústria serrana e catarinense”.

Para Gabriel, as lideranças estão corretas em se unir e levantar essas questões e apresentar para seus representantes. “Somos conscientes de que a prioridade é a duplicação da BR 282 e BR 116 porque são as principais rodovias de acesso ao município”. Quanto à duplicação da BR 282, diz ser um dos principais assuntos discutidos com o governador Raimundo Colombo. Depois de uma conversa com o Departamento de Infraestrutura e Transporte (Denit), afirma que em breve trará novidades para Lages.

A mesma carta será entregue para à deputa federal eleita, Carmem Zanotto, em outra oportunidade.

Catarinas Assessoria de Imprensa