A cidade de Joinville - e Santa Catarina - estão em festa. Tudo porque o Joinville Esporte Clube - JEC - venceu ontem à noite o Sampaio Correia por 2 x 1, em São Luís (MA). Com o resultado, o time fez 66 pontos na tabela de classificação da série B. E esse número de pontos lhe garante pelo menos a 4a. colocação no certame, o que assegura o time de volta à série A do Brasileirão depois de 26 anos de espera. 

O JEC agora lidera a Série B, com 66 pontos, dois pontos à frente da Ponte Preta, próximo adversário da equipe, na semana que vem. A Ponte completa a 34a. rodada no sábado. E poderá passar do JEC já que tem atualmente 64 pontos. 

Se Figueirense, Criciúma e Chapecoense permanecerem na série A, o que é muito difícil já que os três estão em situação crítica (o Criciúma é o lanterna isolado do certame), agora com o JEC e também com o Avaí (que está em 4o. lugar na Série B), Santa Catarina poderia ou poderá ter cinco times na Série A em 2015. 

No entanto, o mais provável é que pelo menos um dos três que estão na Série A deste ano acabe caindo. Aí já subirá pelo menos o JEC para compensar. 

Para um Estado que tem apenas 3% da população do Brasil, e 1,7% do território, sem nunca algum clube ter sido campeão da Série A, é um feito e tanto. Afinal, estamos na frente do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, estados que têm muito maior tradição no Futebol Brasileiro. Eles  têm dois times cada na Série A. E nós temos três. 

Loreno Siega - Revista Visão