Nos anos em que trabalhou para produzir "Aquelas Camisas Vermelhas", livro que conta a história do Internacional de Lages, o autor (e atual vice-presidente do conselho deliberativo do clube) Mauricio Neves de Jesus teve uma dificuldade enorme para encontrar documentos e registros sobre jogos, atletas e dirigentes colorados. Vários documentos se perderam com o tempo, mas o problema não foi só esse: muitas vezes os registros sequer foram feitos.

Essa lacuna foi eliminada em 2013. A partir do ano passado, quando o grupo encabeçado pelo presidente Zezé Susin assumiu o clube, o Inter passou a documentar detalhadamente os jogos, treinos, atividades extracampo, torcida, notícias e tudo relacionado à vida do Colorado Lageano.

Para clubes já estruturados, trata-se de uma atividade cotidiana. Mas, para o Inter de Lages, que estava penando na última divisão do futebol profissional do estado, é mais uma evidência de sua reestruturação.

E o Inter não poupou esforços nesse sentido: além de manter arquivos em papel de seus jogos e digitais de suas imagens, o clube criou canais virtuais para dividir esse trabalho com a torcida, a imprensa e o público em geral. O Internacional mantém um site oficial e perfis próprios nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Flickr (com fotos em alta resolução de todos os jogos do clube na temporada) e Youtube (com vídeos institucionais e dos jogos do time), todos abastecidos rotineiramente. Poucos clubes em Santa Catarina têm presença virtual tão forte e ativa.

Os futuros historiadores e pesquisadores que forem ler ou escrever sobre o Colorado Lageano terão à disposição um material farto, rico e organizado para utilizar. E quem ganha com isso é a instituição - e a historiografia da cidade de Lages.

Conheça os canais oficiais do Inter de Lages na internet:

SITE: interdelages.com.br

FACEBOOK: facebook.com/interdelages

TWITTER: twitter.com/interlages

INSTAGRAM: instagram.com/interlages

FLICKR: flickr.com/photos/interlages

YOUTUBE: youtube.com/user/InterLages

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Clube