As imagens da imprensa esportiva nacional e internacional deram grande destaque, desde a última sexta-feira, ao fato de no Grenal 404, disputado ontem (01/03) no Beira Rio, ter oportunizado que 2 mil torcedores - mil gremistas e mil colorados - assistissem a partida lado a lado nas arquibancadas, numa grande confraternização esportiva. 

Viam-se amigas lado a lado, pais e filhos, amigos, parentes..... uma festa muito linda de se ver. 

As imagens vararam o Brasil. E hoje foram destaque na imprensa esportiva internacional. Muitos elogios à iniciativa. E gente dizendo que quer fazer o mesmo em suas cidades. 

O que perde um colorado ao assistir a um Grenal ao lado dos amigos gremistas? E vice versa? Paixão é uma coisa sagrada de cada um. E não se deve perder uma amizade por causa de diferenças de quem torcer. Aliás, o mesmo deveria valer para a política  e para a religião. A tolerância ao diferente deveria ser muito mais valorizada e estimulada do que à rivalidade. Que os times sejam rivais dentro de campo, nas quatro linhas, dentro das regras do futebol. Nada mais. 

Muito lindo de se ver. E que a experiência seja repetida sempre que houverem grenais - para o bem do futebol. E dos dois clubes. 

Loreno Siega - Revista Visão