O enxadrista da equipe Lages Xadrez Clube/FME, Luiz Henrique da Silva Bugança, 9 anos, sagrou-se bicampeão Catarinense de Xadrez para jogadores até 10 anos. O Festival Catarinense da Criança (Fescri) aconteceu em Jaraguá do Sul, neste fim de semana (28 e 29), e envolveu 170 crianças de 15 municípios que disputaram seis partidas de duas horas cada. Os melhores colocados até o 3º lugar receberam troféus, com medalhas de 4º a 10º lugar.

Luiz Henrique teve uma campanha invicta, com quatro vitórias (Eduardo Galina, de Jaraguá do Sul, Matheus Frolich, de São Bento do Sul, Eduardo Prior, de Concórdia e Vinicius Silva, de Blumenau) e dois empates (Eduardo Perozza, de Lages, e Marco Albiero, de Concórdia), somando cinco pontos, meio a mais que o vice-campeão, Marco Albiero. Luiz venceu o Fescri em 2014 na categoria sub-8 e confirmou seu favoritismo também em 2015.

Nesta semana o lageano embarca para o Festival Nacional da Criança (Fenac), válido pelo Campeonato Brasileiro Mirim (para jogadores até 10 anos), em São Paulo (SP), entre os dias 3 e 5 de abril, envolvendo os melhores do país. Para a mãe de Luiz Henrique, Luana da Silva, foi uma alegria muito grande o título estadual, especialmente pela passagem de categoria do filho, da sub-8 para a sub-10. “Estávamos preocupados porque o nível é muito maior nessa idade, mas felizmente tudo deu certo e vamos para o Nacional como campeão do Estado”, destaca Luana, que acompanha o filho na etapa nacional.

Outro destaque da equipe Lages Xadrez Clube/FME foi Clarissa dos Santos Passos (Colégio Energia), 11 anos, que conquistou o troféu de 3º lugar Pré-Infantil, para jogadoras até 12 anos. Clarissa teve cinco vitórias (Içara, Jaraguá, Fraiburgo, Blumenau e Lacerdópolis) e somente uma derrota (Fraiburgo), fazendo uma excelente campanha. Eduardo Perozza (Escola Estadual Cora Batalha), 10 anos, ficou em 7º lugar e Gilberto Mota de Oliveira Jr. (Colégio Univest) ficou em 14º lugar, ambos na sub-10.

Segundo o técnico de Lages, o mestre nacional Marco Cordeiro, que acompanhou a equipe em Jaraguá, os resultados foram muito bons, com dois troféus e uma medalha. “Estamos progredindo, com planejamento, apoio e muito trabalho”, ressalta o técnico de Lages, que nesta segunda-feira (30) já retoma a preparação de Luiz Henrique Bugança e Eduardo Perozza para o Brasileiro 2015.

 Informações Secretaria de Comunicação Prefeitura de Lages