Os enxadristas da equipe Lages Xadrez Clube/FME, Luiz Henrique da Silva Bugança, 9 anos, e Clarissa dos Santos Passos, 11 anos, encerraram no domingo (5) sua participação no Festival Nacional da Criança de Xadrez (Fenac). A competição aconteceu no Clube Homs, em São Paulo (SP), reunindo 250 enxadristas de 12 Estados. Cada jogador disputou seis partidas de duas horas, valendo troféus e medalhas aos melhores e vaga para o Mundial ao campeão e para o Pan-Americano ao vice.

Luiz Henrique, aluno da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Trajano teve quatro vitórias (Pedro Santiago e Felipe Shimamura, ambos de São Paulo, Murilo Donato, representante do Ceará e Rodrigo Borges Filho, de Minas Gerais), um empate (Vinicius Taishun, de São Paulo) e uma derrota, na decisão, contra o blumenauense Vinicius da Silva. Com estes resultados, Luiz ficou em 3º lugar. Em 2014, na sub-8, o lageano ficou vice-campeão e com a mudança de categoria este ano o nível subiu. Em 2016, Luiz permanece na sub-10, o que poderá melhorar ainda mais seu desempenho.

Quem também mudou de categoria e disputou o Brasileiro foi Clarissa, aluna do Colégio Energia. Clarissa obteve três vitórias (Carolina Martins, de São Paulo, Maria Eduarda Gomes, de Lacerdópolis e Valesca Hoeckler, de Fraiburgo), um empate (Giovana Pavlak, do Paraná) e duas derrotas, ficando em 6º lugar na sub-12. Segundo a mãe de Clarissa, Fabiane Zuianello, que acompanhou a filha, Clarissa teve bons momentos na competição, chegando a ficar entre as melhores, mas duas derrotas seguidas tiraram as chances de título. “Precisamos de mais experiência, mas percebemos que é possível ficar entre as melhores do Brasil”, analisa Fabiane, satisfeita com o esforço e dedicação da filha.

Para participar do Brasileiro, os enxadristas contaram com o apoio do Lages Xadrez Clube, Caixa Econômica Federal de Lages, Colégio Energia, Secretaria Municipal de Educação e enxadrista André Furlan. Clarissa e Luiz preparam-se agora para o Circuito Liga Oeste de Xadrez – Copa Edézio Caon, que acontece dia 18 de abril, no salão paroquial da igreja São Judas Tadeu. Maiores informações sobre a competição no site www.lagesxadrezclube.com.br.

 

Informações Secretaria de Comunicação Prefeitura de Lages