Mais 300 famílias de Lages realizaram hoje (10/04) um de seus maiores sonhos: ter uma casa própria. No começo da tarde, foram entregues 300 residências do condomínio residencial Pedro Filomeno de Abreu (ex-vereador de Lages, falecido em 2009), no bairro Pro Morar. As casas foram construídas com recursos do Governo Federal, pelo programa Minha Casa Minha Vida, operacionalizado numa parceria entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Lages.

O investimento na construção das residências foi de R$  15,8 milhões. E as famílias pagarão apenas uma pequena parcela do investimento, em suaves e longas prestações. As casas tem 44 m2 de área construída, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. As casas também dispõem de um sistema de boiller que conserva água quente através de um sistema de aquecimento solar (o que reduz a conta e o consumo de energia elétrica). Além disso, há toda uma área conjunta (cercada e com ruas e amplo espaço) no entorno das casas geminadas, que também será usada pelos moradores.

O Superintendente da CEF, Robert Kennedy Lara da Costa, presente à solenidade, informou que apenas em Lages o Programa Minha Casa Minha Vida já entregou mais de 2 mil apartamentos ou moradias populares. “Isso começou no segundo mandado do ex-Presidente Lula. E continuou com a atual Presidente Dilma. Representa mais de R$ 200 milhões em investimentos apenas com esse programa em Lages, algo que nunca havia sido feito nesta magnitude”, informou. “A casa própria é talvez a maior necessidade e aspiração do brasileiro. E esses lageanos, agora, vão morar em uma casa boa, pagando muito pouco por isso”, acrescentou.

O vereador Adílson Appolinário, presidente da Câmara, lembrou que além das moradias, naquele local, um pouco acima, foram entregues há pouco mais de dois anos mais 240 apartamentos (Condomínio Valentin Elisboa Anacleto – Tozzo). Isso exigiu do poder público outros importantes investimentos já que apenas naquele local são 540 novas famílias.

“Inauguramos há pouco tempo uma nova unidade básica de saúde. Junto com o Governo Federal, estamos construindo uma moderna e grande creche, que atenderá 250 crianças e que logo também vai ficar pronta. E ontem mesmo assinamos a Ordem de Serviço para construir um novo reservatório de água com capacidade para 300 mil litros para que não falte água para esses moradores. Além disso, já adquirimos terreno e vamos construir também uma nova escola municipal, próximo à nova creche, que garantirá mais 250 vagas no Ensino Fundamental. E estamos buscando também com a Transul melhorias no transporte público. Foram mais de 4 anos de lutas para tudo isso acontecer. Mas agora – ou dentro de pouco tempo, tudo isso será realidade”, destacou.

O prefeito Toni Duarte agradeceu a CEF e ao Governo Federal pelas várias parcerias com Lages. “Essas obras todas que estão vindo para Lages através do Governo Federal não é  para agradar a Prefeitura. Mas para beneficiar diretamente as famílias e os lageanos. Então, nós agradecemos. E assim como essas famílias hoje vão morar em suas próprias casas, novinhas em folha, temos muita gente na fila que ainda precisa da sua moradia e de outras melhorias. Por isso, queremos e precisamos que essas parcerias continuem e sejam ampliadas”, argumentou o prefeito para o superintendente da CEF. “Nós pedimos que os moradores beneficiados valorizem e cuidem muito bem destes imóveis. E que sejam muito parceiros e amigos dos vizinhos já que vão viver num condomínio. E para que tudo funcione bem, é importante que todos ajudem e contribuam”, falou Toni.

O Secretário de Habitação de Lages, Ivan de Souza Magaldi, também pediu aos moradores para que zelem pelos imóveis e saibam conviver com harmonia e paz entre vizinhos. “Tem muitos lageanos que gostariam de estar no lugar de vocês, que foram contemplados. Então, valorizar e cuidar dos imóveis é o mínimo que vocês podem fazer para cuidar da casa de vocês”, enfatizou.

IMPORTANTE LEMBRAR: O condomínio Pedro Filomeno de Abreu - com as 300 casas entregues hoje - começou a ser construído na administração do ex-prefeito Renatinho, até hoje o político  que mais fez em termos de habitação popular em toda a história de Lages (com dinheiro do Governo Federal, mas fez). 

Texto e Fotos: Loreno Siega – Revista Visão