A abertura do estadual das categorias de base, originalmente prevista para este fim de semana, foi adiada. Com isso, o Internacional de Lages, que estrearia neste sábado contra o Criciúma, agora fará sua primeira partida na próxima sexta-feira, dia 1° de maio.

O local da estreia colorada também foi alterado. Antes, a primeira partida seria em Criciúma, mas, com as mudanças, o Inter será o mandante em seu primeiro jogo pela competição. Os juvenis entrarão em campo primeiro, às 13h30min. Na sequência, às 15h30min, jogam os juniores.

A preparação dos jovens valores colorados está a cargo do treinador Douglas Rodrigues, que chegou a Lages no início do ano, logo depois do início dos trabalhos da equipe principal. No último dia 16, os juniores fizeram um jogo-treino contra a equipe principal, que se preparava para seu último compromisso no estadual, contra o Figueirense.

Um dos pontos centrais do atual processo de reestruturação do clube é o fortalecimento das categorias de base, com a criação de núcleos do clube voltados à prática de futebol em bairros de Lages e também nas cidades vizinhas. Com o tempo, esses núcleos devem também revelar atletas para o Inter.

Mas, como o clube ainda está estruturando suas instalações - no momento, o Inter ainda não tem centro de treinamento ou alojamento próprios para receber os atletas, por exemplo -, o crescimento da base ocorrerá paulatinamente. Em alguns anos, a ideia é que grande parte dos jogadores da base colorada seja da região.

No estadual da base, todos os clubes jogarão entre si, em partidas de ida e volta. Ao fim das 18 rodadas (somando turno e returno), os quatro times mais bem classificados farão as semifinais da competição. Os dois classificados nas semifinais decidirão o título.

O Inter já conquistou o estadual de juniores da primeira divisão: foi em 1983, em decisão contra o Joinville. No ano seguinte, os colorados foram vice-campeões. Em 2013, no estadual da base das equipes da terceira divisão, o Inter foi campeão com juniores e juvenis.

 

Informações Assessoria de Imprensa Inter de Lages