A abertura oficial do Festival Nacional de Xadrez (Fenaj) 2015, promovido pelo Lages Xadrez Clube/FME e Confederação Brasileira de Xadrez, aconteceu na tarde desta quinta-feira (14) no ginásio de esportes Jones Minosso. A competição reúne 202 atletas de 12 estados brasileiros e vai até o próximo domingo (17).

O evento é válido pelo Campeonato Brasileiro Sub-16 e 18 Absoluto e Feminino e classificará os campeões para o Mundial, em Halkidiki, na Grécia e para o Pan-Americano, em Bogotá, na Colômbia. Durante a abertura do evento, o prefeito interino Toni Duarte, destacou a importância para Lages em sediar uma competição a nível nacional. “Recebemos todos os atletas de braços abertos e desejamos sucesso a todos os que sairão daqui para concorrer no campeonato mundial. A administração municipal está empenhada em fomentar o esporte, cultura, turismo e lazer, através de eventos como este”, afirma.

Para o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), José Maximiliano Cappelletti Batalha (Capela), este é um momento único para o município. “É uma honra para todos nós lageanos receber esses atletas que vieram de várias partes do país para participar desta competição. Este é um evento que além de fomentar a prática do xadrez entre os jovens, visa à integração dos participantes e que a partir daí nasçam novas e duradouras amizades, sempre baseada no respeito ao próximo”, declara.

Durante a abertura do evento, o presidente da Federação Gaúcha de Xadrez, Marcelo Konrath, representando o presidente da Confederação Brasileira, Darcy Lima, convocou oficialmente o enxadrista Marco cordeiro para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Xadrez que acontece em outubro na cidade de Berlim, Alemanha. Marco é o atual campeão brasileiro de xadrez rápido e acompanhará a seleção brasileira de xadrez no campeonato.

Participam do Fenaj 2015, além de Santa Catarina, enxadristas do Amazonas, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Os jogadores estão alojados no próprio Jones Minosso e todos receberão certificados, troféus e medalhas.

Antes do início das competições os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Lupércio de Oliveira Koeche apresentaram a encenação “Xadrez vivo”, para dar boas-vindas aos visitantes.

 

 

Informações Secretaria de Comunicação Prefeitura de Lages