Durante quatro dias, desde quinta-feira (14) até domingo (17), enxadristas lageanos viveram seus melhores momentos dentro do esporte que exige raciocínio lógico e alto poder de concentração. Lages foi sede do Festival Nacional da Juventude de Xadrez (Fenaj), pelo Campeonato Brasileiro Sub-16 e 18 anos absoluto e feminino. Para muitos, participar de uma competição nacional em sua própria casa foi um sonho realizado. O Brasileiro garantiu vagas para o Campeonato Mundial, na Grécia, em outubro, e o Pan-Americano, na Colômbia, em junho.

A competição oficial da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) aconteceu no ginásio Jones Minosso, reunindo 186 jogadores de nove Estados – Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A competição foi uma realização do Lages Xadrez Clube e Fundação Municipal de Esportes (FME), com patrocínio de empresas e apoio de órgãos públicos e instituições.

Cada enxadrista disputou seis partidas de quatro horas cada. O destaque da equipe Lages Xadrez Clube/FME foi Henrique de Oliveira Dickel, da escola estadual Flodoardo Cabral, que alcançou o segundo lugar na categoria sub-16 e conquistou vaga para o Pan-Americano. “Estou muito feliz e nem acredito no resultado ainda”, declara Henrique, que venceu cinco partidas e perdeu apenas uma, para o campeão. O superintendente da FME, José Maximiliano Cappelletti Batalha (Capela), entregou os troféus e exaltou a participação lageana, que conseguiu bons resultados na competição.

Segundo o coordenador geral do Fenaj, o mestre nacional Marco Cordeiro, o evento atingiu seus objetivos, envolvendo a comunidade e indicando os melhores do Brasil para o Mundial. “Lages foi a capital nacional do xadrez neste fim de semana”, atesta, satisfeito com os resultados.

Evento incrementa economia local

Esta foi a segunda vez que Lages sedia o Campeonato Brasileiro de Xadrez. A primeira foi em 2004, na Pousada Rural do Sesc. Um dos maiores êxitos do evento em nível nacional é, além do incentivo ao esporte, o incremento da economia do município, com o reforço no comércio local, de entidades e associações que trabalham com o turismo e a rede hoteleira, que recebe centenas de atletas e seus familiares.

A Fundação Municipal de Esportes (FME) providenciou alojamentos no próprio ginásio para abrigar os atletas de fora, mas muitos preferiram se hospedar nos hotéis. Durante o dia aproveitavam horários de folga para passear e conhecer os atrativos locais. “Eles vem de todas as partes do país e levam uma boa imagem da nossa cidade, quem sabe até um dia retornem para visitar e apreciar ainda mais as atrações turísticas da região”, comenta Marco Cordeiro.

 

Os melhores colocados foram

Sub-16 Feminino                                                                      Sub-16 Masculino

Campeã: Isabelle Tamarozi (Mogi das Cruzes-SP)       Campeão: Davi Sulzbacher (Florianópolis)

Vice: Leslye Montufar (Uberlândia-MG)                        Vice: Henrique Dickel (Lages)

Sub 18 Feminino                                                                 Sub 18 Masculino

Campeã: Ramyres Coelho (Petrolina – PE)                    Campeão: Vitor Carneiro (Jaraguá do Sul)

Vice: Thifani Nakata (Mogi das Cruzes – SP)                 Vice: Christopher Carvalho (Florianópolis)

 

 

Informações Secretaria de Comunicação Prefeitura de Lages