Implantado formalmente em 2013, o transporte de vans para o parque de exposições Conta Dinheiro está presente durante os dez dias da 27ª Festa Nacional do Pinhão. Neste ano de 2015 o serviço tornou-se independente, mas a Secretaria de Turismo oferece suporte aos profissionais, como orientações para alvará provisório e demais questões burocráticas. “Fomentamos o serviço em 2013 e 2014, agora eles trabalham sozinhos. No fim da Festa do Pinhão os motoristas precisarão apresentar um relatório com o resultado final, sendo essa uma forma de darem respaldo ao suporte oferecido pela prefeitura”, relata a coordenadora da secretaria, Ana Vieira.

O serviço de “leva e traz” das vans tem um ponto fixo no calçadão da praça João Costa, em frente à loja de artesanatos da Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt), no Centro, e em frente ao parque Conta Dinheiro. Os veículos disponibilizados para o serviço respeitam a legislação de trânsito que determina a utilização de carros com no máximo 15 anos de fabricação. Os profissionais da Associação dos Condutores de Transporte Escolar e Alternativo de Lages (Actreal) portam o alvará provisório especial exigido para atuar durante o evento.

A identificação das vans se dá por um adesivo de credenciamento fixado no veículo e os carros são os mesmos utilizados para transporte escolar e de turismo durante o ano. Os preços das passagens variam entre R$ 5,00 e R$ 10,00 e a lotação é de oito pessoas por corrida. Quem precisar do serviço pode entrar em contato pelo telefone (49) 9924-1076, na Central de Vans.

Informações Secretaria de Comunicação Prefeitura de Lages